terça-feira, 22 de abril de 2008

cursos

Razões para uma dieta vegetariana
Há diversas razões que levam uma pessoa a adotar uma dieta vegetariana, designadamente as seguintes: de saúde, ecológicas, éticas e religiosas.
Vegetarianismo
Vegetarianismo é um regime alimentar baseado fundamentalmente em alimentos de origem vegetal. Os vegetarianos excluem da sua dieta carne, bem como alimentos derivados (ex., gelatina feita com base em ossos animais). Os ovolactovegetarianos consomem também ovos e leite, lactovegetarianos, leite e lacticínios e os ovovegetarianos, ovos. Há tambem os ultrareciclovegetarianos que não comem nada industrializado.
Os vegetarianos estritos excluem da sua alimentação todo e qualquer alimento de origem animal, ou com ingredientes de origem animal. Os veganos excluem todos os produtos de origem animal não só da sua dieta como de tudo o que consomem, incluindo cosméticos, vestuário e calçado, entre outros produtos.
A União Vegetariana Internacional define vegetarianismo como "a prática de não comer carne, aves, peixes ou seus subprodutos, com ou sem uso de laticínios e ovos."


Veganismo
O veganismo é uma filosofia de vida motivada por ética ou um estilo de vida com base nos Direitos Animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a produtos e práticas consideradas especistas. Os veganos não consomem quaisquer produtos de origem animal (alimentares ou não), nem usam produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura.
Muitos começaram sendo
vegetarianos (indivíduos que não comem carne), antes de se tornarem veganos. Embora a filosofia vegana venha sendo praticada há milhares de anos por pequenas comunidades ou indivíduos[carece de fontes?], o termo inglês vegan foi usado pela primeira vez em 1944, pela Associação Vegetariana Inglesa. Trata-se de uma abreviatura que parte da palavra "vegetarian", em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra vegan. O mesmo em português, na formação do termo vegano (s.m. adepto do veganismo - fem. vegana). O grupo vegano que se separou da Associação Vegetariana Inglesa por não consumir laticínios ou quaisquer produtos de origem animal fundou a Vegan Society[carece de fontes?], Primeira Sociedade Vegana, cujo slogan é: "promovendo meios livres de produtos animais, em benefício das pessoas, dos animais e do planeta". As razões para ser vegano variam de indivíduo para indivíduo. Geralmente, como demonstra o slogan citado, baseia-se em argumentos nutricionais (ou de saúde em geral), ecológicos ou ambientalistas, éticos ou filosóficos, religiosos, de sustentabilidade, etc.
O número de veganos tem crescido de forma gradual, com auxílio de vídeos que denunciam o Especismo, ensinam Direitos Animais, etc.
Filmes como Meet your Meat ("Conheça sua Carne", removido do YouTube como inapropriado),
Earthlings (Terráqueos), Chew on This ("Pense Nisso") e o pioneiro brasileiro A Carne é Fraca, seguido de Não Matarás, têm causado polêmica e de uma forma geral ganhado adeptos em todo o mundo.

Sem comentários: